Atenção esse post pode conter Spoilers sobre o filme Collateral.

Se existe um diretor do qual eu pessoalmente tenho grande admiração, ele é Michael Mann, além de ter uma filmografia incrível com grandes nomes como Russell Crowe, Al Pacino, Christopher Plummer, Robert De Niro, Val Kilmer e Daniel Day-Lewis, ele tem um estilo próprio de fazer filme, com uma forma documental e com construções de personagens bem trabalhadas.

Vou falar de uma cena especifica do filme Collateral, uma das cenas finais do filme, onde dois cartazes definem bem o final da trama.

O filme todo se passa no Taxi de Max (Jamie Foxx) onde ele acaba se tornando refém de um assassino de aluguel, Vincent (Tom Cruise). A conclusão do filme acontece no metrô de Los Angeles, Vincent persegue Max pelos vagões até que por fim eles se confrontam.

Dois cartazes posicionados atrás de cada um indicam basicamente a conclusão do filme que se sucede e quase toda a ideologia que é transmitida no decorrer do filme.

Bom, aqui Max está encurralado sem nenhuma saída, e Vincent vai em sua direção, é o momento de confrontação de ambos.

Collateral01.fw

Collateral02.fw

Após um confronte, onde os dois ficam frente a frente ao estilo faroeste, o primeiro cartaz surge. Nele é está escrito “Beyond” que na tradução literal pode significar “Fora de Alcance”, dizendo que Max está finalmente fora do alcance de Vicent.

Mais embaixo está escrito “is where you want to be” que significa “é o lugar onde você quer estar”, o que pode dizer que é a situação que o Max se encontra, ele quer estar fora de alcance ou onde ele quer chegar no fim dessa jornada, quais seriam os objetivos de Max daqui diante, já que conhecemos bem os planos de vida do personagem no decorrer do filme.

Collateral03.fw

Já neste outro está escrito “Life’s too short for long names” no literal fica “A vida é muito curta para longos nomes”, Max (3 Letras) Vincent (7 letras), é meio obvio mas se levarmos para um lado mais subjetivo, Vincent é um profissional, um homem que tem um ego, um grande nome no mundo do crime, já Max é um mero taxista.

Se analisado no contexto do filme, Vicent é um personagem que fala bastante sobre isso, sobre fazer conquistas, e não ser qualquer um.

Collateral04.fw

Isso é bem complementado pela excelente atuação de Tom Cruise quando baleado, onde ele faz um olhar confiante mas perdido ao mesmo tempo, ele olha para o banco olha pela janela e se senta, ele assassino profissional e estava pronto para ser morte, mas não por um amador.

Confira a cena por completo.

Tudo que esta presente em uma cena de certa forma tem uma função, seja ela apenas ilustrar algo ou transmitir uma mensagem sobre o enredo e os personagens, e tudo isso vai de interpretação pessoal de cada um.

Leave a comment